top of page

MUSIARTE - Quem somos?

Nossa missão


A missão fundamental da MUSIARTE é formar músicos com excelência, criatividade e propósito, da iniciação ao ensino pré-académico. Acreditamos no poder transformador das artes na educação e na construção de uma sociedade mais consciente, inclusiva e global.

Quem somos e o que fazemos?


Fundada em 2013 por três visionários — duas cantoras líricas Stella Mendonça, Sónia Mocumbi e Engenheiro Andreas Ziegler Mendonça.  A MUSIARTE  é uma instituição sem fins lucrativos e tornou-se um espaço de liberdade criativa, excelência artística e formação humana.

Baseada em padrões internacionais de ensino, a MUSIARTE conta com o Conservatório Agostino Steffani de Castelfranco Veneto, Itália, como parceiro estratégico na formação de excelência.

Do nível de iniciação ao ensino pré-académico, a oferta formativa abrange diversas áreas artísticas organizadas da seguinte forma:


O Departamento de Instrumentos:

Cordas: Violino, Viola, Cello, Guitarra, Ukulele,  -   Sopros: Flauta, Saxophone, clarinete, trompete

Percussão: Bateria -  Instrumentos tradicionais: Timbila, entre outros

O Departamento de Vocal: Canto lirico e moderno, com base técnica e expressiva sólida

O Departamento de Formação Teórica:  Teoria Musical, Formação Auditiva, História da Música,

Pratica de conjunto: Coro infantil, grupos instrumental de câmera e VOCALIS ensemble


Aonde fazemos

As nossas actividades são desenvolvidas nas nossas duas instalações, sitas na Rua Ngungunhane n° 37, e a Travessa Tenente Valadim n° 67


Os Nossos Projetos


Os nossos projetos sociais promovem inclusão cultural dos mais vulneráveis e advocacia pelas artes, fundamental para o desenvolvimento humano.

Acreditamos que a educação artística deve ser acessível para Todos!


A MUSIARTE tem 3 principais projectos:


Música para Todos e Eco’Band

Música para Todos https://www.musicaparatodos.org.mz/ é um projecto inserido no Programa Procultura dedicado a fortalecer a educação musical e a profissionalização no setor artístico nos PALOP. Com apoio da União Europeia, Camões I.P. e das embaixadas da Irlanda e Suíça, promovemos a criação de instrumentos sustentáveis, práticas ecológicas e empregos verdes.


As atividades decorrem em escolas e comunidades da Katembe, orfanatos Casa Madre Maria Clara e SOS e na Provincia de Cabo Delgado - em escolas, orfanatos e centros de reassentamentos de deslocados internos.


Cultura e Cidadania

O projecto Cultura e Cidadania https://www.conservatorio.org.mz/cultura-e-cidadania visa através das artes revitalizar os patrimónios culturais urbano e suburbano e promover o bem estar dos munícipes e cidadania ativa.


Iniciativa Whumthapa Hub:

Consiste na criação dum Centro de Empreendedorismo Juvenil e Promoção da biodiversidade cultural! No centro do projecto  temo a salvaguarda do  “Mwenge”, e da Mbila, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


Os nossos parceiros:


Ministério da Educação e Cultura, Conselho Municipal de Maputo, Banco de Moçambique,

Conservatório Agostino Steffani de Castelfranco Veneto, Itália,  Swisssolar e Fundação Hakuna Matata

 
 
 

Comments


bottom of page