Missão 

A Fundação MUSIARTE Conservatório de Música e Arte Dramática, é uma instituição sem fins lucrativos e tem como missão fornecer a mais alta qualidade em educação artística musical e geral, para crianças, jovens e adultos, proporcionando-os oportunidade de carreira e vivência musical que contribua para o seu desenvolvimento humano. Comprometida em desenvolver projectos sustentáveis que ofereça iguais chance de oportunidade aos mais necessitados ter acesso a cultura por uma sociedade melhor constitui prioridade.

 

A responsabilidade, a transparência, a integridade e a independência são pilares dos valores Fundação MUSIARTE Conservatório de Música e Arte Dramática.

História

Fundado em 2013, pelas cantoras líricas moçambicanas Stella Mendonça e Sónia Mocumbi, o Conservatório de Música e Arte Dramática MUSIARTE, único no seu género em Moçambique, tornou-se referência na área da educação musical, oferecendo programas de educação artística à comunidade e actuando como defensor das artes na sociedade, através da sua promoção e criação de ligações culturais entre diferentes povos.

A MUSIARTE integrou-se numa primeira fase nas actividades da SONÇA internacional uma ONG de empreendimento social sem fins lucrativos.

Em 2015 foi assinado um memorando com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e com a Universidade Pedagógica, transformando assim o projecto piloto em Conservatório de Música e Arte Dramática.

Sobre a SONÇA INTERNATIONAL

SONÇA International é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1998 na Suíça pela soprano moçambicana Stella Mendonça para promover a MÚSICA e ARTE. O objectivo da SONÇA International é iniciar e desenvolver projectos culturais e educacionais inovadores e sustentáveis. A sua missão é criar novas plataformas para a educação e a cultura com intercâmbios dinâmicos dentro da diversidade de culturas. Em 2011, a SONÇA International foi autorizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação a exercer as suas actividades nas áreas da educação e cultura na cidade de Maputo.

 

De MettingCultures à MUSIARTE

Em 2002 após a experiência da produção da opera Carmen em Africa em Moçambique, a Cantora Lírica Stella Mendonça inicia os primeiros drafts do desenho do projecto na Suíça. A pianista Maria João Pires foi de precioso contributo, a evolução culminou na ideia do projecto cultural denominado MeetingCultures que foi oficialmente inaugurada em Maputo em 2009. Neste lançamento foi contemplado o lançamento da iniciativa da Opera Terra Sonambula com o dramaturgo Henning Mankell e o escritor Mia Coito. A progressão do projecto escola culminou com o seu inicio em 2013, enquanto que o projecto da opera ficou até hora pendente.

Varias são as personalidades que contribuíram na maturação do projecto MUSIARTE até a sua maturação, passando por diversas fazes. Hoje esta jovem Fundação beneficia desta trajetória que foi amadurecendo com o tempo e muito estudo.

Assembleia da Fundação 

S_MENDONCA_181124_162033_0003.jpg

Stella Mendonça

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente

1628012348216.jpeg

Sonia Mocumbi

  • Grey LinkedIn Icon

Vice Presidente

Screenshot 2022-01-09 at 20.27.54.png

Andreas Ziegler Mendonça

  • Grey LinkedIn Icon

Fundador